sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Pesca Maravilhosa - Lucas 5: 1-11



O Livro segundo escreveu o médico amado Lucas é o Evangelho da Graça de Deus. Ele destina o livro que leva o seu nome e o de Atos dos Apóstolos, os quais escreveu, a um certo indivíduo chamado Teófilo, cuja identidade é desconhecida. A evidência interna indica que o livro foi escrito especialmente para os gentios. Esta dedução decorre do fato de que o escritor se esforça para explicar os costumes judaicos, e algumas vezes substitui nomes gregos por hebraicos. Outro fato importante é que ele narra a vida de Cristo de uma maneira coordenada e ordenada como viram as testemunhas oculares, Lucas 1: 1-4.

O texto inicia afirmando que Jesus estava junto ao lago de Genesaré que é o mesmo Mar da Galiléia, conhecido e descrito por várias vezes na Palavra como “Mar”, porque é um lago muito extenso, possuindo 21 Km de comprimento por 12 Km de largura. Próximo a Jesus havia uma grande multidão que segundo o texto apertava-o para ouvir a Palavra de Deus; Jesus então observa que dois barcos haviam ancorado na praia e os pescadores lavavam as suas redes, então ele solicita um dos barcos para ensinar a grande multidão que estava na praia ansiosa por conhecimento. Vernon Mcgee disse certa vez: “Todo púlpito é um barco de pesca, um lugar para proclamar a Palavra de Deus e para tentar pegar peixes."

Então logo em seguida ministra às multidões sabendo que muitos dos que alí estavam queriam apenas ouví-lo falar, vê-lo curar, operar sinais, mas não queriam mudança de vida, não queriam compromisso com Jesus, eram ouvintes e talvez quisessem apenas algum benefício pessoal, uma benção. Queriam apenas uma aula teórica, pois sabiam que Jesus ensinava com autoridade diferente dos fariseus, escribas, e muitos dos que se faziam presentes naquela oportunidade meses depois, gritaram com grande força: Crucifica-o, crucifica-o. Nossas Igrejas estão nestes últimos dias cheias de pessoas que querem apenas ouvir uma Palavra de Autoridade e de Conhecimento, sentam-se nos bancos diariamente, mas não querem compromisso, pois interessam-se apenas pelas vitórias, pelas dádivas de Deus. Olhando por uma outra ótica, temos também Igrejas que pregam um evangelho cheio de facilidades, mas não pregam renúncia e santidade, tornando os seus membros raquíticos e infrutíferos.

Um ano antes mais ou menos Jesus havia convocado Pedro, André, Tiago e João para seguí-lo, mas os mesmos foram novamente seduzidos pelo trabalho secular não entendendo o chamado de Jesus e voltaram a se dedicar à pescaria. Naquela época para um pescador possuir barcos era muito difícil, pois era muito caro, e somente era possível para pescadores prósperos, o que nos faz entender com certa facilidade o motivo do retorno dos apóstolos ao comércio da pesca.

Jesus sabia que a iniciativa dos apóstolos em retornarem novamente a pesca havia sido frustrada, pois os mesmos haviam tentado pescar peixe durante a noite toda e não haviam conseguido pegar nada, então no verso 4, Jesus se dirige a Simão Pedro e ordena que o mesmo siga em direção ao lugar mais distante do lago e lançasse as redes novamente, Pedro tenta explicar, mas logo depois afirma: “sob a tua Palavra lançarei as redes”. Enquanto as multidões apenas queriam ouvir a Palavra, os discípulos teriam que obedecê-la para que o milagre acontecesse e foi justamente isso que aconteceu, eles ao lançarem as redes de uma só vez pegaram tantos peixes que precisaram de outros barcos para o ajudarem a levá-los à praia. Naquele momento entenderam que Jesus os estavam convocando de uma vez por todas para uma grande obra. Até aquele momento eles pescavam peixes vivos que depois morriam, mas agora pescariam peixes mortos para fazê-los reviver através da Palavra de Deus. O verso 11 nos diz que eles diante de tal milagre deixaram tudo, barcos, peixes e redes e o seguiram.
E você? Está como as multidões, apenas interessado em ouvir a Palavra de Deus conhecendo-a, mas sem compromisso, sem experiências profundas com Ele, sem avançar ao longo do mar preferindo ficar apenas na praia? Ou como os discípulos que mediante a ordem do mestre, obedeceram a Sua Palavra, avançaram ao mar, receberam milagre e o seguiram deixando tudo de uma vez por todas? Jesus já lançou as redes sobre a tua vida, você é propriedade particular do Pai, então venha experimentar de uma vida abundante de vitórias e milagres...

Deus abençoe sua vida!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 19/04/2009
Pr Lincoln Lózer

3 comentários:

  1. Que mensagens Maravilhosas!
    Louvo a Deus porque enquanto existem pessoas que se utilizam da internet para o mal, existem servos de Deus, eparados, compremetidos com a verdade, ungidos e consagrados (como esses pastores), que aproveitam de todos os recursos tecnológicos para expandirem o evangelho de Jesus e levarem até o necessitado uma mensagem
    de esperança! Deus abençoe voces amados, e "não desfaleçam as vossas mãos, porque o vosso trabalho tem uma recompensa!"

    ResponderExcluir
  2. O agir de Deus é lindo! que palavra de profundidade com o Espírito Santo. Palavra que faz zté tremer os ossos tamanha a presença que sinto de Jesus comigo. Sou obreira da casa do meu Deus mas sinto-me agora como uma oportunidade de dizer novamente eu quero te seguir meu Rei Jesus.Amados irmãos eu louvoá Deus pelas vossas vidas, e permaneçam sempre prontos a lançarem redes sob a Palavra do Cristo Vivo. Que DEus os abençõe com toda sorte de bençãos.Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz, sejam com todos da parte do nosso Querido e Amado Senhor Jesus...

    Palavra maravilhosa, mais uma vez o Senhor nos alerta a tão somente CONFIAR NELE, independentemente do tamanho do nossas lutas e provações, Ele é conosco, e nos ordena " LANCE A REDE". Que Jesus nos abençõe, e vamos permanecer firmes, pois os dias estão findando-se, a cada segundo o caminho fica mais estreito, permanecemos pois firmes, pois nossa vitória quem traz é o nosso SENHOR.
    Jesus abençoe.

    ResponderExcluir