segunda-feira, 20 de abril de 2009

Marta e Maria – Lucas 10:38-42



Além de escrever o Evangelho que leva o seu próprio nome, Lucas também escreveu Atos dos Apóstolos, único livro histórico do Novo Testamento. Ele foi provavelmente o único autor não-judeu de um livro da bíblia. Segundo a tradição Lucas converteu-se ao Cristianismo através do ministério apostólico de Paulo, tornando-se logo após a sua conversão amigo íntimo e companheiro do apóstolo, e acompanhando-o na obra missionária. Lucas foi o único que estava com Paulo durante os momentos que antecederam o seu martírio em Roma. Ele não foi testemunha ocular da vida de Jesus, por esse motivo escreveu o Evangelho através dos relatos que a ele foram transmitidos por aqueles que presenciaram os acontecimentos do ministério de Jesus.

Apenas Lucas relata a história de Marta e Maria que está registrada no capítulo 10. Esse texto nos apresenta duas atitudes opostas em relação a Jesus e em relação a vida. Jesus estava chegando numa aldeia, entendemos através do acontecimento da ressurreição de Lázaro em João 11, que o nome dessa aldeia era Betânia, que distava de Jerusalém quase 15 estádios, ou seja, 3km. Ao chegar na aldeia, Marta o recebe na sua casa. Depois que Jesus se acomoda naquela casa, Maria, a sua irmã, assentou-se aos seus pés para ouvir as suas palavras. Enquanto isso, imagino que Marta se preocupou em preparar uma comida para o Mestre ou em arrumar a casa, afinal de contas, ela estava recebendo um ilustre visitante. Quando Marta observa Maria assentada aos pés de Jesus, ela aproximou-se de Jesus e disse-lhe: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. Podemos observar através da atitude de Maria que ela estava preocupada em se relacionar com Jesus, ou seja, aproveitar o máximo possível aquele momento para estar bem pertinho do Mestre.

Há alguns dias atrás, durante uma madrugada, enquanto meditava na palavra, o Senhor ministrou uma palavra ao meu coração acerca de “RELACIONAMENTO”. Mas o que significa relacionamento? Não quero falar sobre relacionamento familiar, nem entre irmãos em Cristo, mas sim a respeito do relacionamento que todo crente precisa ter com o Senhor. Relacionamento com Deus quer dizer convivência com Ele. É ter um dia-a-dia com o Senhor, e ser cada vez mais íntimo d’Ele.

Vejamos a resposta de Jesus a Marta: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária. Podemos observar em toda Bíblia que Deus sempre dá mais prioridade ao relacionamento do homem com Ele, do que o trabalho que os homens podem fazer por Ele. Pessoas que tem o relacionamento com Deus como prioridade são mais abençoadas do que as pessoas que dão prioridade ao trabalho. Mas o que devemos fazer para termos um bom relacionamento com Deus?

1- Precisamos gastar tempo com Ele.
Todos os grandes homens e mulheres de Deus foram pessoas que dedicaram muito tempo para estar com o Senhor. Muitas vezes nos sobrecarregamos de serviço, vivemos o dia inteiro correndo, resolvendo problemas, e Deus nos diz: Pare meu filho! Gaste um pouco mais de tempo comigo. Quanto tempo você tem dedicado ao seu relacionamento com Deus? Devemos reservar alguns momentos do nosso dia para buscarmos ao Senhor, através da oração, jejum, leitura da palavra, etc. O Senhor precisa ocupar o primeiro lugar nas nossas vidas, esse princípio não pode ser quebrado jamais.

2- Devemos ser sinceros e transparentes.
Deus conhece o mais profundo do nosso ser, os nossos pensamentos, pecados, desejos, vontades, temores, dúvidas, sonhos. Nada podemos ocultar do Senhor, pois os seus olhos estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. A sinceridade é um dos requisitos para quem deseja manter um bom relacionamento com o Eterno. Os fariseus sempre foram censurados por Jesus, porque eles não possuíam essa virtude, viviam de aparência e substituíam a revelação divina por suas próprias idéias e interpretações.

3- Não podemos nos contaminar ou amar as coisas deste mundo.
Nós estamos no mundo, mas não somos do mundo, somos de Deus, cidadãos do céu, povo de propriedade exclusiva de Deus. Infelizmente existem muitos crentes que ainda não conseguiram se libertar totalmente do sistema mundano, continuam sendo amigos do mundo. Tiago escreveu na sua epístola que a amizade do mundo é inimizade contra Deus. Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Já o apóstolo João na sua primeira carta disse: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (I Jo 2:15). A palavra “IGREJA” deriva do grego “EKKLESIA”, e significa “chamados para fora”. Isso quer dizer que nós fomos chamados por Deus para fora do pecado e do mundo, para sermos santos e íntimos d’Ele.

4– Precisamos ser transformados dia após dia.
Nós somos como vasos na mão do oleiro, precisamos ser moldados e transformados a cada dia pelo nosso Deus. A total transformação não acontece da noite para o dia, mas sim com o passar do tempo, através do arrependimento, renúncia, e muita força de vontade. Salomão escreveu em Provérbios 4:18: “Porque a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Isso fala da transformação gradual que acontece na vida de todo aquele que confessa a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.

O Senhor te chama para que você possa cultivar um relacionamento mais profundo com Ele, pois nada pode substituir o nosso relacionamento com Deus.

Deus te abençoe!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 14/04/2009
Pr Diogo Lózer

7 comentários:

  1. Essa mensagem sobre Marta e Maria, falou muito forte ao meu coração.
    Se já buscava a Deus, agora quero mais e mais intimidade com o meu Jesus.
    E entendi que precisamos gastar mais o nosso tem com Jesus. Sermos sinceros e transparentes, até porque o nosso Deus é onipotente, onisciente, onipresente.
    Não podemos nos contaminar com as coisas do mundo. E precisamos ser transformados dia após dia.
    Agradeço a Deus pela vida de vocês, é muito bonito de se ver pessoas tão verdadeiras e cheia de Deus como vocês.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu li essa mensagem eu me arrepiei todiinha! é uma benção essa palavra *
    que DEUs abençoe voçÊs cada vez ++++

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor Pr.!!!!
    Q msg abençoada!!!!! Com certeza falou ao meu coração, pq sei q devemos fazer mais, podemos e, ás vezes, não fazemos.Q Deus o abençoe cada dia mais.Um forte abço.,
    Francisco Campana

    ResponderExcluir
  4. É o que está acontecendo comigo agora, mas graças a Deus..eu posso mudar :)

    ResponderExcluir
  5. goste muito dessa mensagens.falou profundamente comigo,precisamos muito ter um tempo maior p/senhor.com a correria do dia a dia deixamos de lado a obra de Deus.Fim se aproxima precisamos estar preparados.grande abraço pastor

    ResponderExcluir
  6. pastor q Deus te abençoe pois esta palavra falou profundo comigo.tenho dezenove anos sou diacono da igreja pemtecostal rompemdo em fé e de dentro desta palavra q o nosso Deus te usou hoje aprendi q verdadeiramente tenho q dar mais tempo para o meu Deus.

    ResponderExcluir