quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Promessa do Derramar do Espírito - Atos 01:08



Desde o Antigo Testamento, vemos Promessas de um grande derramar do Espírito Santo sobre a raça humana, de tal maneira que o sobrenatural seria liberado poderosamente sobre suas vidas. Na Antiga Aliança o Espírito Santo somente era concedido aos Sacerdotes, Profetas, Reis e homens que Deus levantava para obras específicas e temporárias, ou seja, esses homens tinham a necessidade de serem cheios da unção do Espírito para cumprirem a tarefa recebida por Deus. O azeite era derramado sobre suas cabeças, como símbolo de consagração e separação. (Sl. 133:2; 23:5; Lc. 7:46; Atos 10:38). A unção começava pela cabeça e o óleo derramado ungia todo o corpo.

Temos também no livro de Joel 2: 28 e 29 o seguinte: "E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias".

João Batista, último profeta da Antiga Aliança profetizou em Mateus 3: 11 e 12: "Eu vos batizo em água para arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo..."

Da mesma sorte, Jesus depois que ressuscitou, confirmou a Promessa e ordenou a Seus discípulos não saíssem de Jerusalém para a tarefa de evangelizar o mundo, sem que antes fossem cheios do Espírito Santo ou "revestidos de poder". (Atos 1:8; Lc. 24:49).

No Dia de Pentecostes, algumas semanas depois da ascenção de Cristo, cumpriu-se a Promessa (Atos 2). Os crentes passaram a gozar do privilégio de ser cheios do Espírito Santo, como Deus prometera, pois até então estavam debaixo da Antiga Aliança, como afirmamos anteriormente, e fica muito claro que aquela experiência não se resumia a geração apostólica, mas a todos os que viessem a crêr em Jesus(Atos 2: 38 e 39).

O batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta do novo nascimento, quando o Consolador vem habitar no crente. Quando Jesus ressuscitou, ele apareceu aos discípulos e lhes disse: "Recebei o Espírito Santo" e soprou sobre eles (Jo. 20:22). Naquele momento eles O receberam. Foram batizados "COM" o Espírito Santo, foram "vestidos" espiritualmente. Entretanto, o Senhor ordenou que eles permanecessem em Jerusalém até que fossem "revestidos de poder", ao descer sobre eles o Espírito. Jesus estava se referindo a uma experiência posterior e complementar, que os equiparia melhor para a missão de anunciar o evangelho. Denominamos essa experiência de batismo "NO" Espírito Santo e consiste no liberar de uma unção sobre a vida do crente, de modo que seu ministério seja mais eficaz e seus recursos ultrapassem o nível natural. Quando ainda os discípulos eram apenas vestidos espiritualmente, ou seja, quando passaram pelo ato da conversão ao receberem através do sopro de Jesus o Espírito, eles estavam amedrontados, sofrendo, trancados numa sala, longe dos olhares dos líderes e do povo judeus que mataram o Mestre, mas depois que foram revestidos de poder pela experiência do Batismo "NO" Espírito, saíram de onde estavam, com muita unção e ousadia, e começaram a pregar o evangelho. Pedro, logo depois desta experiência, em Atos 2:14 em diante, pregou e mais de três mil pessoas aceitaram a Jesus.

É importante destacarmos que existe uma diferença entre Poder e Santidade. O Batismo no Espírito Santo libera poder sobrenatural através da vida do cristão, mas não necessariamente muda o seu caráter e o torna mais santo. Por isso, é possível que pessoas sejam usadas sobrenaturalmente por Deus e tenham uma vida duvidosa (Mt. 7: 22 e 23). Nosso caráter é transformado pela santificação operada pela Palavra de Deus: "Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade" (Jo. 17:17) e pela ação do Espírito, que habita em todo cristão que já nasceu de novo através do fruto do Espírito (Galátas 5: 22-26).

Conheço pessoas que são batizadas "NO" Espírito Santo, falam em línguas, mas dão um péssimo testemunho e esta reação é o diagnóstico de uma vida desequilibrada. É necessário que haja equilíbrio, PALAVRA = UNÇÃO = MOVER. A Palavra sempre deve estar em primeiro lugar, pois na Sua autoridade e revelação, produz o verdadeiro avivamento na vida do crente.

Muitos quando estão em culto onde o mover de Deus é muito claro e visível, acham que Deus apenas está agindo na vida daquelas pessoas que manifestam externamente com mais intensidade o mover do Espírito, mas isso não significa que Deus prioriza somente uma classe especial de crentes, na verdade Deus age de diferentes maneiras na vida de cada pessoa, algumas choram, outros sentem o queimor na face, nas mãos, em todo o corpo, uns gritam, pulam, correm, caem, mas todos que entregaram suas vidas a Jesus, possuem a unção, pois o Espírito Santo habita em suas vidas e é Ele quem produz a unção a medida que você busca com mais profundidade através das disciplinas espirituais: Palavra, orações, jejuns... João 2:20 nos diz o seguinte: "E vós possuís unção que vem do Santo..."

Não existem fórmulas e métodos para receber o Batismo "NO" Espírito Santo, mas apenas um pré-requisito que possui suas excessões e não é regra: ser nascido de novo. Eu, particularmente, em todo o caminhar de meu Ministério até aqui, tenho visto muitos recebendo o revestimento de Poder mesmo antes de entregarem suas vidas a Jesus, alguns antes de se reconciliarem depois de tempos afastados do Caminho e muitos no ato da conversão, mas normalmente as pessoas recebem depois do novo nascimento. É necessário que sigamos o curso do Rio do Espírito, pois Ele é o Senhor, e faz todas as coisas como lhe apraz.

O Batismo "NO" Espírito Santo é Promessa de Deus para todo aquele que crêr e se apossa, mas mesmo assim temos ouvido muitas orientações estranhas no meio pentecostal tipo: abra a boca, grite, dobre a língua, dê glória, dobre os joelhos, jejuem, se santifique, o que não estamos aqui descartando o valor da oração, do jejum e etc, pedindo o Batismo, mas afirmando que o Batismo no Espírito Santo não está preso a nenhum rito; outros movimentos ensinam as pessoas até a falarem línguas, outros que a pessoa somente pode dizer que é Batizada "NO" Espírito se falarem em línguas. É comum muitos ao receberem o Batismo falarem em línguas, mas não é regra, pois a Palavra nos diz o seguinte: "Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente". (I Cor. 12:11) O Espírito é livre para entregar a cada um o Dom que decidir para o crescimento do Reino de Deus na terra, por isso uma pessoa pode ser batizada "NO" Espírito e nunca falar em línguas até sua morte, mas pode receber dons de curar, palavra de sabedoria e de conhecimento, fé, operação de milagres, profecia, interpretação de línguas...

Encerro as minhas Palavras profetizando um grande mover de Deus sobre sua vida e que a partir de hoje Deus confirmará a grande obra específica que Ele realizará sobrenaturalmente através de você....

Então recebaaaa e seja cheio do Espírito Santo...

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 07/04/2009
Pr Lincoln Lózer

Um comentário:

  1. Creio que Deus derramou e muito de sua glória nesse culto tão abençoado,principalmente por ter falando de uma promessa esquecida por muitos crentes e pastores.Hoje só vemos falar sobre o batismo no Espírito Santo, quando vem um pregador de fora.Espero que muitos tenham recebido esta palavra tão abençoado e passem a buscar a promessa de ser cheio do Espírito Santo.

    ResponderExcluir