quinta-feira, 16 de abril de 2009

Qual o significado da Páscoa? - Lucas 22: 7-20



Para muitos a Páscoa significa ovos de chocolate, coelhinho da páscoa, uma moqueca de bacalhau bem feita e etc. A maioria de nossas crianças crescem na verdade, acreditando que Páscoa é o que a mídia prega, o que a cultura proclama, entretanto, o significado da Páscoa é muito profundo e podemos encontrar nas Sagradas Escrituras.

Páscoa deriva da Palavra hebraica "pesah", que significa passar por cima, pular além da marca ou passar sobre...

Em Exôdo 11 e 12, o povo estava prestes a deixar a terra do Egito para dirigir-se a terra da Promessa de Deus, no entanto, Faraó com o seu coração duro, não queria deixar o povo ir. Deus através de Moisés e Arão havia enviado nove pragas e agora anuncia a décima praga que seria a morte de todos os primogênitos (primeiro filho ou filho mais velho) do Egito, desde o primogênito de Faraó, até ao primogênito da serva, e todo o primogênito dos animais Ex. 11:5. Então Deus se dirige a Moisés e Arão e ordena que cada família tomasse para si um cordeiro que seria imolado diante da congregação de Israel. De acordo com o verso 5 do capítulo 12, o cordeiro deveria ser sem defeito, macho de um ano, que simbolicamente apontava para Jesus Cristo, que viria como o Cordeiro de Deus, como o próprio João Batista afirmou, para tirar o pecado do mundo através de sacrifício definitivo por toda a humanidade. Deus ainda ordena que o sangue do cordeiro deveria ser tomado por cada família e posto nas ombreiras e vergas das portas de cada casa em que o comerem.

A meia noite daquele dia, o Senhor passou pela terra do Egito e feriu todos os primogênitos desde os homens até os animais, mas nas casas onde estavam a marca do sangue nas portas, nada aconteceu, o Senhor passou sobre a casa, "por cima" (Páscoa) e o primogênito que ali morava foi preservado. O sangue do cordeiro na verga das portas apontava para o sangue de Jesus que seria derramado para remissão de pecados. Hoje você é selado pelo sangue de Jesus e Satanás não pode te tocar.

Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa comemorando a saída e a forma como saíram do Egito.

A partir de Jesus, que foi o Cordeiro Definitivo de Deus, a celebração da Páscoa foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho (suco de uva), em sua memória. Cristo é a nossa Páscoa, e o Seu Sangue, o Sangue do Cordeiro de Deus, nos lava e purifica de todo o pecado.

A partir de hoje se deixe também ser lavado por esse sangue remidor...

Deus abençoe abundantemente!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 011/04/2009
Pr Lincoln Lózer

2 comentários: