sexta-feira, 15 de maio de 2009

Se Esforce para Entrar no Reino – Lucas 16:16



Nos primeiros versículos do capítulo dezesseis do livro de Lucas, Jesus ministra aos seus discípulos a Parábola do Administrador Infiel, afirmando que os mesmos deveriam ser mordomos, ou seja, servos e deveriam usar todas as habilidades e recursos para ganhar almas para o Reino de Deus. Jesus não apóia a atitude mundana daquele servo pródigo em ser infiel com o seu senhor que o havia responsabilizado os seus bens, mas apoiou a segunda atitude dele em aproveitar as oportunidades com as habilidades que possuía para reverter o problema que o havia atingido como conseqüência dos seus atos.

Ele finaliza suas Palavras falando a respeito da avareza nos versos 10 a 13 do mesmo capítulo. Avareza significa: apego excessivo às riquezas, ganância, egoísmo. O verso 14 nos diz que os Fariseus eram avarentos e estavam ouvindo tudo o que Jesus falava aos Seus discípulos e o “ridicularizavam”, no grego significa literalmente – “empinar o nariz” ou “torciam o nariz para Ele”. Na verdade honravam ao Senhor apenas com os lábios, enquanto com as riquezas viviam como o mundo. Eles zombavam de Jesus porque eram abastados, prósperos e viam isso como sinal da aprovação de Deus e escarneciam de Jesus que era pobre, de origem humilde.

Nós estamos vivendo numa esfera mundial a “Era da Avareza”, e muitos estão seguindo por esse caminho. Até na Igreja temos visto o resultado disso onde as pessoas negam-se a devolver o dízimo. Afirmei inicialmente que somos mordomos do Mestre, e por isso nada do que possuímos nos pertence, tudo que possuímos Ele nos deu pela Sua soberana graça e vontade. Teus recursos vem d’Ele e nos é ordenado ser entregue apenas 10% (dez por cento) na Casa do Tesouro, na Igreja Local, mas isso não quer dizer que os outros 90% (noventa por cento) também não pertençam a Ele, por isso, busque n’Ele sabedoria para aplicá-los da melhor maneira possível e serás guiado.

Verso dezesseis, Jesus afirma que a Lei e os Profetas até João pregaram o Evangelho do Reino, isso quer dizer que todos eles apontavam para o Messias, aquele que viria para resgatar a humanidade da condenação eterna. Mas para entrar no Reino é necessário “esforço”. Alguns estudiosos do grego nos dizem que esta palavra, “esforçar” significa “concentrar toda a nossa energia para atingir um alvo”.

Mateus 11:12 nos diz: “E desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força (esforço) se apoderam dele.”

Lucas 13:24 diz: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.”

Você tem se esforçado para entrar no Reino de Deus?

Hoje as pessoas vivem a realidade da fé a maneira delas. Não querem compromisso, vida de renúncia, de santificação. Assentadas em seus lugares nas Igrejas com as mãos abertas, esperam as bençãos caírem do céu sem qualquer participação ativa da parte delas.

Quais são seus esforços meu querido(a)?

Qual área ou em quais situações você percebe que Deus quer que você se esforce, que você faça violência a si mesmo e se apodere da realidade do Reino de Deus?

Esforce-se por ter sempre uma consciência pura diante de Deus e dos homens
Esforce-se para ser agradável ao Senhor
Esforce-se para entrar no descanso do Senhor
Esforce-se para fazer o bem
Esforce-se para preservar a unidade do Espírito
Esforce-se nas orações em favor dos santos
Esforce-se na pregação do evangelho
Esforce-se na leitura da Palavra de Deus
Esforce-se para ser santo como o Pai
Esforce-se para ser ativo nos cultos diários

Esforce-se meu amado(a), pois Deus está projetando maravilhas no mundo espiritual para te entregar!

Deus abençoe!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 12/05/2009
Pr Lincoln Lózer

2 comentários:

  1. Amém!!!É como a própria palavra diz:"Deus tem compromisso para quem tem compromisso com Ele". Deus é fiel para cumprir todas as suas promessas, mas precisamos nos esforçar ao máximo, Deus nos dá tudo q precisamos, e temos que ter mais responsabilidade diante da sua palavra. Temos que ter o compromisso e se esforçar para ser fiel até o fim.Jesus está voltando e temos que estar preparados para junto com Ele cantarmos o hino da vitória

    ResponderExcluir
  2. Bernardo Netto - Itabuna15 de maio de 2009 às 14:58

    Nosssa o culto deve ter sido uma benção.Como o pastro Lincoln relatou precisamos ser fiel a Deus e aos propositos qeu o Senhor nos deu, devemos ser compromissados com o reino de Deus.
    O pastor ainda vem falando que precismaos se esforça para fazer tudo aquilo que agrada o coração do nosso Senhor e muitas das vezes não agradamos a Deus para agradar o homem.Pastor as palavras que o Espirito Santo falou através de sua boca foram realmente muito forte, afinal o snehor é apenas o canal do agir de Deus..
    Deus abençõe essa familia.
    ore sempre por mim.

    ResponderExcluir