sábado, 9 de maio de 2009

Se Deus Prometeu, Vai Acontecer – Romanos 4:20-21



A epístola de Paulo aos Romanos é uma das 13 epístolas do apóstolo que encontramos no Novo Testamento. Romanos é a carta de Paulo mais longa, mais teológica e mais influente. Talvez por essas razões foi colocada em primeiro lugar entre as do apóstolo. De modo contrário a tradição católica romana, a igreja de Roma não foi fundada por Pedro, nem por qualquer outro apóstolo. Ela talvez foi iniciada por convertidos de Paulo provenientes da Macedônia e da Ásia, bem como pelos judeus e prosélitos convertidos no dia de Pentecoste. Romanos foi escrita por Paulo aproximadamente no ano 57 d.C. quando ele estava em Corinto como hóspede na casa de Gaio.

No capítulo 4 de Romanos, Paulo fala acerca do grande patriarca Abraão, aquele que ficou conhecido como o “Pai da Fé” e foi chamado pelo próprio Deus de “amigo”. Em Gênesis 12 Abraão recebe uma promessa de que seria pai de uma grande nação. Nessa ocasião o patriarca estava com 75 anos de idade. Ora, como Abraão poderia ser pai de uma grande nação se ele não tinha filhos e já estava com a idade avançada? As circunstâncias e a lógica diziam que essa promessa não poderia se cumprir. Deus fala mais uma vez com Abraão em Gênesis 15, e dessa vez o Senhor anima-o e confirma a promessa que Ele havia feito. Depois de 25 anos de espera a promessa se cumpre, o Senhor visita a Sara, e ela deu a Abraão um filho na sua velhice. Isaque nasceu quando Abraão tinha cem anos de idade, já com o seu corpo amortecido.

Estamos vivendo dias onde as pessoas são imediatistas, querem que as promessas se cumpram da noite para o dia, cristãos que não querem pagar o preço da espera para ver as promessas se cumprindo. Podemos notar que Abraão foi paciente, ele esperou o tempo de Deus na sua vida, aguardou 25 anos o cumprimento da promessa sem desfalecer. Vejamos no verso 20 o que Paulo fala a respeito de Abraão: “E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé dando glória a Deus”. As circunstâncias não fizeram Abraão duvidar da promessa, ele acreditou em todos os momentos, afinal de contas, ele acreditava que fiel é aquele que o havia prometido. Mas qual foi o segredo de Abraão esperar por tanto tempo a promessa sem duvidar? A parte “b” deste versículo responde essa pergunta. Ele foi fortalecido na fé “dando glória a Deus”. Se você tem promessas de Deus, mas até agora nada aconteceu, parece que as promessas estão bem distantes de ti, o tempo está passando, mas você não ver nenhum sinal da promessa, faça como Abraão, seja fortalecido dando glória a Deus, renove as suas esperanças dando glória a Deus. É muito fácil glorificar depois que a promessa se cumpre, mas Deus quer que você siga o exemplo de Abraão, glorifique ao Senhor enquanto você espera o cumprimento das promessas.

O verso 21 nos diz que Abraão estava certíssimo de que Deus era poderoso para fazer aquilo que Ele havia prometido. Vejamos alguns versículos:

“Deus não é homem para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” Números 23:19

“Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.” Isaías 40:8

“Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” Jeremias 1:12

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” Mateus 24:35

“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10:23


Está chegando o tempo do cumprimento das promessas de Deus na sua vida. Você foi marcado pela promessa. Nenhuma palavra que o Senhor disse ao seu respeito cairá por terra, tudo irá se cumprir.

Deus abençoe!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 03/05/2009
Pr Diogo Lózer

Um comentário:

  1. Palavra linda essa!!!! Amém!!! As vezes pensamos que as promessas de Deus não vão se cumprir, mas Tudo tem um tempo determinado por Deus e no tempo dEle tudo acontecerá, não do nosso geito mas do geito dEle, da maneira que Ele desejar. Porque Deus sempre quer o melhor para nós, e se tivermos paciência e persistência, orando, jejuando e dando glórias a Deus por tudo, ele fará algo sobrenatural em nossas vidas. Para isso precisamos somente colocar a nossa fé em ação!

    ResponderExcluir