quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vencendo as Críticas com a Adoração - João 12:1-8




Jesus estava sendo honrado com uma ceia em Betânia, seis dias antes da Páscoa. Marcos 14:3 nos afirma que a ceia foi realizada na casa de Simão o Leproso, a quem aparentemente Jesus havia curado.

Marta mais uma vez muito preocupada servia. Lázaro estava assentado à mesa com Jesus e Maria se preparava para ser a principal protagonista de uma das cenas mais emocionantes de adoração ao Mestre.

Lázaro representa o nosso testemunho em caminhar com Jesus.
Marta representa o serviço cristão.
Maria representa a adoração.

Quero aproveitar para afirmar com toda propriedade que todos estes quesitos precisam fazer parte da vida diária do cristão que professa Jesus. Testemunho, serviço e adoração, entretanto o serviço e testemunho sem adoração é inadmissível, pois fomos convocados pelo Senhor desde a fundação do mundo para adorá-lo em tudo que fizermos. Adoração é o estilo de vida do verdadeiro cristão.

No verso três, Maria toma uma libra de bálsamo de nardo puro, muito precioso e unge os pés de Cristo. Este mesmo bálsamo que Maria usou custava um ano de salário de um trabalhador comum. Em nossos dias um trabalhador comum percebe mensalmente um salário mínimo no valor de R$ 465,00 (quatrocentos e sessenta e cinco reais), multiplicando por doze meses, teremos o valor de R$ 5.580,00 (cinco mil, quinhentos e oitenta reais). Se Maria vivesse em nossos dias seria esse o valor do precioso bálsamo que ela utilizou para ungir Jesus. Ela poderia ter usado este mesmo bálsamo no corpo do seu próprio irmão Lázaro, a quem Jesus ressuscitara, quando há pouco tempo havia falecido, mas guardou-o para ungir a Jesus em vida. Maria guardou o que tinha de melhor para Jesus!

Uma das coisas que me chama a atenção é que Maria demonstrou o amor dela por Jesus antes da sua morte. Eu posso falar um pouco sobre isso, pois ainda no ano de 2003 perdi meu pai, hoje ele não está mais comigo, mas sei que se encontra na Glória do Pai. Quantas vezes em vida deixei de homenageá-lo e agora sei o quanto perdi, pois quando o procuro, principalmente nos dias dos pais, no seu aniversário, não o encontro. Então aqui aproveito para te dar um conselho: Valorize as pessoas que estão ao teu redor, valorize sua família, seus pais, priorize-os, demonstre em atitudes, gestos e palavras o quanto você os ama.

No verso quatro, Judas Iscariotes critica severamente a Maria, exigindo que se vendesse aquele caríssimo perfume e desse aos pobres. O coração de Judas não era justo, ele era ladrão, roubava da bolsa das ofertas do ministério de Jesus. Não estava preocupado com os pobres, mas com seu bolso. Sempre haverá um crítico para reclamar, quando alguém se levanta para demonstrar o seu amor por Cristo.

No verso sete Jesus defende Maria: “Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem; porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.”

A Palavra nos afirma em I João 2: 1C que temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; Ainda diz em Romanos 8:31 que Deus está conosco e por isso ninguém será contra nós. Essa é a certeza que precisa estar enraizada em nossos corações, que por mais que se levantem para impedir a nossa trajetória de adoração, serviço e testemunho, Ele sempre se levantará para nos defender e advogar as nossas causas.

Quase todos nós temos muitas dificuldades em lidar com as críticas, principalmente quando vem da parte de outros crentes, mas devemos nos lembrar que Jesus foi duramente criticado em todo o Seu ministério terreno injustamente, mesmo sendo perfeito e sem pecado.

Mas, qual deve ser nossa primeira reação às críticas?

Precisamos parar e ouvir nossos críticos, eles podem estar falando a verdade.

Certa vez o Presidente Abraão Lincoln, meu xará, respondeu ao Secretário de Estado Norte Americano que o criticou severamente dizendo: “Stanton é um homem sábio. Se ele disse que sou um tolo, o melhor que tenho a fazer é pensar no assunto.”

Quando somos criticados nossa tendência é pegar fogo e responder a altura, mas em vez disso, devemos inicialmente ouvir.

Marta não respondeu nada as críticas duras de Judas, apenas ouviu e deixou que Jesus falasse em seu favor.

Qual deve ser nossa segunda reação às críticas?

Quando a crítica é justa, precisamos aceitar e corrigir o que for possível, orando e buscando orientação de Deus.

Quando a crítica for injusta devemos pedir a Deus graça para suportarmos a oposição.

Maria ofereceu com amor o seu melhor, apesar das críticas. Deus quer isso de você meu querido(a). Entregue sempre o seu melhor independente das críticas, fique em silêncio e Deus te honrará. Ele honrou a Maria por sua adoração e defendeu-a dos ataques de Satanás.

Vença as críticas adorando a Jesus!

Deus abençoe sua vida!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 12/07/2009
Pr Lincoln Lózer

Nenhum comentário:

Postar um comentário