segunda-feira, 13 de julho de 2009

O que fazer quando Deus fica em silêncio? - Mateus 15:21-23




Jesus estava indo para as partes de Tiro e de Sidom juntamente com os seus discípulos. Enquanto Ele estava caminhando, uma mulher Cananéia que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Esse foi o clamor de uma mãe desesperada que havia deixado a sua filha em casa sendo atormentada por espíritos malignos.

Talvez ela imaginasse que o seu clamor e pedido fosse prontamente atendido por Jesus. Mas não foi isso que aconteceu. O verso 23 diz que Jesus não lhe respondeu palavra. Em outras palavras o autor está dizendo que Jesus ficou em silêncio.
Porque Deus se cala quando mais precisamos d’Ele? Porque parece que em momentos tão difíceis não escutamos a voz de Deus? Porque Deus fica quieto quando mais chamamos por Ele? Quem nunca fez perguntas como essas. De fato, não é fácil entender o silêncio de Deus quando estamos sendo provados.

Ao longo da minha vida enfrentei muitas lutas, não foi fácil chegar até aqui. Hoje eu olho para trás e digo: Graças a Deus, o vendaval passou! Mas, de todas as lutas que eu já passei, a maior, a mais intrigante, de fato, foram os momentos em que Deus ficou em silêncio comigo. O silêncio de Deus dói, machuca, prova, apavora, dar medo. É difícil aceitar o silêncio de Deus quando achamos que não haverá mais saída se Ele não nos socorrer no momento que achamos que é a última hora.

Vejamos a partir de agora o que devemos fazer quando Deus fica em silêncio:

1 - Entender que até no silêncio Ele está trabalhando.
O silêncio de Deus não significa que Ele não está agindo ao nosso favor, enquanto Ele não responde, Ele trabalha.
Se você só tem ouvido o silêncio de Deus, descanse, Ele não faz barulho enquanto trabalha. No momento certo Ele te mostrará que enquanto estava em silêncio não deixou de trabalhar por você.
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aqueles que n’Ele espera.” (Isaías 64:4)

2 – Ficar em silêncio também.
Êxodo 14 narra uma história muito interessante. Quando os israelitas estavam saindo do Egito em direção a terra prometida, Deus endureceu o coração de Faraó para que ele perseguisse o povo. Faraó aprontou o seu carro e tomou consigo o seu povo. Quando os israelitas viram os egípcios vindo atrás deles temeram muito e disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Nos versos 13 e 14 Moisés responde ao povo: Não temais, estais quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. Eu pelejarei por vós, e vós vos calareis. Podemos aprender com as palavras de Moisés que quando ficamos em silêncio Deus peleja por nós e nos dá o escape. Depois que o povo se calou, Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, as águas se partiram e os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco. Quando ficamos em silêncio diante das adversidades que estamos enfrentado, Deus cria meios, situações e circunstâncias para nos socorrer e abençoar.

3 – Ter confiança e fé que Ele está em silêncio, mas está ao nosso lado.
Quando Deus fica em silêncio, a sensação que nós temos é de que Ele está há milhares de quilômetros de nós. Mas o Senhor prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Não importa o quanto você sofra, não importa o que você passe, o Eterno nunca irá te abandonar.
“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão, quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías 43:2)

Se você está passando pelo silêncio de Deus não se desespere, em breve a sua vitória chegará completa. Está marcado na agenda de Deus: Dia tal Vou falar com meu filho(a). O melhor de Deus ainda está por vir.

Deus te guarde sempre!!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 09/07/2009
Pr Diogo Lózer

30 comentários:

  1. Gloria a Deus!

    Esta mensagem fortaleceu minha Fé, a trinta dias recebi a noticia que tenho que entregar a casa em que moro alugado. Decidi não morar mais de aluguel procuramos casa em jornal, imobiliária, de rua em aruá, achamos a casa que queríamos mais a dona está tendo dificuldade para tirar a documentação, todos os dias ligava para o corretor, semana passada tomei uma decisão em Jesus, liguei para o corretor e disse não te ligo mais, você é que vai me ligar para assinar os papeis. hoje é o ultimo dia para entregar a casa e depois que li sua mensagem estou confiante que Deus está trabalhando ao meu favor e sei que vai me dar vitória. Que o Senhor Jesus continue Le dando sabedoria.

    Jonatas Póvoa
    Manaus-AM

    ResponderExcluir
  2. Tenho feito próposito com Deus por uma resposta e eu tomar uma dieração, mas o SENHOR não me responde. Estou ficando aflita, sem saber o que fazer, estar doendo muito pelo fato de Deus estar em silencio~! Muitas das vezes me questiono, achando que minha fé é insuficiente, não estou crendo como é para crer!!Deus sabe de Tudo...mesmo assim o Adorarei por que Ele é o meu DEUS!

    ResponderExcluir
  3. DEUS CONHECE O NOSSO CORAÇÃO E MESMO EM SILENCIO ELE ESTÁ TRABALHANDO E CUIDANDO DE NÓS TODOS OS DIAS...TEMOS QUE CRER E NÃO DEIXAR A NOSSA FÉ DE LADO...AS LUTAS VEM PARA QUE POSSAMOS VENCE-LAS E NÃO VIVE-LAS ..CREIA NISSO...NOS SERVIMOS AO UM DEUS DO IMPOSSIVEL

    "É SÓ ESPERAR ACONTECER...É SÓ CONTINUAR E NÃO DEIXAR QUE AS LAGRIMAS EMBACEM O OLHAR E NÃO DEIXAR QUE A TRISTEZA TIRA A FORÇA DO CAMINHAR"

    DEUS NÃO É HOMEM PRA QUE MINTA E NEM FILHO DO HOMEM PRA QUE SE ARREPENDA! FIQUE FIRME..ORE..ORE ..ORE E CREIA.

    ResponderExcluir
  4. Em busca de resposta para os problemas que estou vivendo, venho pedindo a Deus orientação e direção para os meus procedimentos. As vezes o silêncio de Deus dói muito, mas hoje percebi que Deus fala com a gente de várias maneiras. Devemos nos humilhar, orar e buscá-Lo de todo o nosso coração, mas não somente isso. Como Ele fala de várias maneiras devemos também estar em total sintonia com Ele, pois poderá usar qualquer pessoa para transmitir a resposta tão desejada, pode usar também a palavra ( que aconteu agora comigo quando li a mensagem acima),pode usar até uma mensagem na televisão, até mesmo atraves de adesivos que alguns irmãos colam em seus carros Deus fala conosco, fala também através de louvores, etc. As vezes, pensamos que ele está em silêncio, ficamos aflitos, porém enquanto nosso olhar estiver nos problemas, não estaremos em sintonia e aí perdemos a resposta. O problema pode ser imensamente grande, mas o Deus que servimos e infinitamente Maior.
    Deus os abençoe, porque hoje recebi a minha resposta através de vocês.

    ResponderExcluir
  5. DEUS É MAIOR QUE QUALQUER PROBLEMA!
    AGRADEÇO ADEUS PELA MINHA FAMILIA,MINHA SAUDE,POR ME ABENÇOAR TANTO E ME AMAR TANTO
    TE AMO MEU DEUS TE AMO,TE AMO ,TE AMO, TE AMO

    ResponderExcluir
  6. Mas porque Deus sempre fica em silencio quando mais precisamos de uma palavra?

    ResponderExcluir
  7. obrigado SENHOR pois sei que o SENHOR É QUEM DAR A ULTIMA PALAVRA ESTOU ESPERANDO.

    ResponderExcluir
  8. Amém agindo o SENHOR nig poderá impedir

    ResponderExcluir
  9. Quando Deus fica em silencio e porque ele esta trabalhando em nos, usando de sua bondade para gerar em nos arrependimento, sem uma vida consertada e impossivel receber as bencaos de Deus.

    ResponderExcluir
  10. estou passando pelo silêncio de Deus, agurdo ansiosa o brado dele a me dizer"filha teu sofrimento chegou ao fim"

    ResponderExcluir
  11. amados, eu sai do proposito de Deus, e ele misericordioso como é na cuminância de minha desobidiencia ele usa um vaso e diz: se vc fizer o q estar pensando fazer vai da com a cara na parede" eu porém nao dei ouvidos segui em frente e hj estou pagando um preço altissimo q nao estou nem a suportar, peço oraçao para q Deus aceite meu pedido de perdão reconsidere minha causa e me livre desta angustia, deste vale da sombra da morte que estou a passar, não desejo a ninguem e nao me atrevo a contar aqui pq alguns nao suportaria pois é tremendo o preço que estou a pagar por nao da credito a voz de Deus, mas o q me alegra e ainda me mantém viva é saber q ele nao me desamparou, pois esta semana qdo achava q estava tudo perdido ele usava uma frase de um carro e me dizia "O senhor nao deu a última palavra ainda", e nesta certeza eu conto as horas minutos e segundos q ainda restao p minha vitoria se concretizar.Mas uma vez peço aos q lerem este comentário orem encarecidamente por mim levantem um clamor pela minha vida pois a coisa é seria demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filha em nome de Jesus, pode acreditar, Deus esta com voce. O importante e que que se arrepende. Todos nos erramos, nao a um justo se quer. Todos nós temos lutas, mas o senhor é conosco. Fique firme ele vai te dar a vitória. Tem anos que espero a minha vitória, as vezes da até vontade de desistir, mas nao vou desistir, pq ele e fiel e uma hora minha vitória vai chegar e a sua também. Fique com Deus

      Excluir
  12. A única coisa que tenho certeza é que Deus pode todas as coisas! Eu confio somente nele!

    ResponderExcluir
  13. O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ. SL 23 -1

    A PARTIR DO MOMENTO QUE ENTENDI APRENDI A ENTENDER MUITAS COISAS QUE ESTAVAM NO ESCURO . . . Karlascaleia

    ResponderExcluir
  14. ESTOU VIVENDO ESTE TEMPO DE SILENCIO NO DESERTO! MEU DEUS COMO DÓI NÃO SABER QUE RUMO TOMAR QUANDO TEMOS QUE TOMAR UMA DECISÃO NA HORA E NÃO DÁ PRA ESPERAR E NÃO SABEMOS O QUE FAZER. NÃO SEI SE ESTOU CERTA MAS TENHO ME PROSTADO E CHORADO AOS PÉS DO SENHOR, SUPLICANDO QUE ME ATENDA.

    ResponderExcluir
  15. ola amados! que palavra linda, pois estou passando por um momento critico.. no qual perdi tudo,quando digo tudo so nao perdi a saude nem a vida porque familia,filhas,marido, emprego e nao tenho familia para apoiar me..Deus disse que vai me dar de volta..na semana retrasada disse que meu inverno tinha passado e que chegou a primavera.depois desse recado as coias na minha vida so vem piorado..pessoas da minha familia com palavras de derrotas dizendo para eu desistir.. que nao adianta...mas mesmo abatida e com o coraçao despedaçado, tenho certeza que Deus nao vai me dixar envergonhada....ele vai mostrar a todos a minha volta que ELE relamente existe na minha vida e que jamais mente e ou volta atras!! orem por mim meu nome e cristina!! amem!

    ResponderExcluir
  16. estou vivendo em dias de silêncio também, não guento mais espera, fiz propósitos e campanha e até agr nada eu só espero minha resposta confiante em Deus pois estou sofrendo mt e Deus sabe de cada dia e de cada lágrima minha, tenho medo de perder a fé pq estou mt desanimada mais eu sei que acima de TUDO Deus é bem maior e eu ainda espero minha vitória!

    ResponderExcluir
  17. OLÁ.ESTOU TBM PASSANDO PELO SILÊNCIO DE DEUS NA MINHA VIDA,NÃO SEI MAIS O QUE FAZER PERDIR TUDO MINHA CASA,MEU TRABALHO,MEU ESPOSO E NEM FILHOS EU TENHO PARA ALEGRAR A MINHA ALMA.
    DEUS ME FEZ UMA PROMESSA QUE VAI ME DAR TUDO DE VOLTA,PORÉM CADA DIA AS COISAS FICAM PIORES E A TRISTEZA EM MIM SÓ AUMENTA JÁ TEM UM ANO E MEIO QUE ESTOU NESTA SITUAÇÃO ESPERANDO EM DEUS E CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR SUPLICANDO PELA SUA MISERICORDIA APESAR DA MINHA TÃO GRANDE FRAQUEZA.E AGORA ESTE SILÊNCIO ESTÁ ME DEIXANDO COM UMA DOR MUITO GRANDE NO CORAÇÃO,UMA TRISTEZA QUE NÃO TEM FIM E UM SENTIMENTO DE QUE TUDO ACABOU DE VEZ.PORÉM LÁ NO FUNDO AINDA TEM UMA PEQUENA E FRACA ESPERANÇA.
    OREM A DEUS POR MIM PARA QUE A SUA MISERICORDIA ME ALCANCE NA TERRA E PARA QUE ELE NÃO OLHE AS MINHAS FRAQUEZAS MAS VENHA AO MEU ENCONTRO E ME DÁ A VITÓRIA.MUITO FELIZ VAI SER O DIA EM QUE DEUS ME ENTREGAR ESTÁ CAUSA NAS MINHAS MÃOS E ME DAR A VITÓRIA,PARA QUE MINHA FAMILIA VEJA QUE DEUS É DEUS ,E QUE ELE CUMPRE AS TUAS PROMESSAS NA NOSSAS VIDAS.OREM POR MIM!

    ResponderExcluir
  18. ESTÁ ACONTECENDO COMIGO,DEUS ESTÁ EM SILENCIO MAS SEI QUE COM TUDO QUE TENHO PASSADO ELE ESTÁ TRABALHANDO.AFINAL O PROFESSOR NA HORA DA PROVA FICA EM SILENCIO ASSIM TAMBÉM QUE DEUS AGE.

    ResponderExcluir
  19. TENHO 33 ANOS ME CASEI E ME DIVORCIEI POR QUE FUI TRAIDA;ME DESVIEI DEPOIS DE ALGUNS ANOS CONHECI UM HOMEM FOMOS MORRA JUNTOS VOUTEI AUS CAMINHOS DO SENHOR ELE SE CONVERTEU ME DEDIUQI ENCANSALVELMENTE A OBRA DO SENHOR CASEI E COMEÇOU O DESPERO ELE ME TRAIA A TEMPO E EU NAO SABIA MAIS COM MEDO DE ME DIVORCIA DE NOVO MEDO DE FERI O CORAÇAO DE DEUS EU SEMPRE PERDOAVA,ATE TE UM CASO COM UMA IRMA DA NOSSA IGREJA ELE TEVE E PIOR ELE FOI MORRA COM ELA UM TEMPO EU SOFRI MUITO E DEPOIS O PERDOEI E ELE VOLTO A CAMINHA E ME TRAIU DE NOVO E COM ESTA DE AGORA ELE JA TA 6 MESES ELE LIGA TODO DIA ME PROCURA PEDE PARA VOLTA EU NAO QUERIA ISSO EU TO LUTANDO ME MANTENDO MAIS E DIFICIL EU ME PERGUNTO SEMPRE POR QUE DEUS PERMITI EU SOFRE TANTO ASSIM ESTOU DESSANIMADA E CANSADA NAO ACREDITO EN MAIS NADA E NIMGUEM ASS REGIANE DE MAGE

    ResponderExcluir
  20. CONFIAR essa palavrinha faz toda a diferença, como querer o milagre se não CONFIAR, OBEDECER E CONFIAR e verás o MILAGRE acontecer.....

    ResponderExcluir
  21. Dói o silêncio de Deus!!! eu busco, oro e não tenho mais forças, até as enfermidades tomaram conta do meu ser e tá cada vez mais difícil caminhar. Sei que já errei muito, mas pedi perdão e me entreguei a Deus, hoje só quero tentar fazer tudo certo mas ainda assim as lutas parecem não ter fim!!! porque? não sei, mas Deus sabe de tudo e é nEle que espero!

    ResponderExcluir
  22. que DEUS abençoe cada vez mais os irmãos . esta mensagem foi um verdadeiro maná dos ceús . glória a DEUS !

    ResponderExcluir
  23. O que fazer para ser mais forte no silencio?quando nos faltam palavras ao orar,quando parece que Deus nao escuta meu clamor,quando o desanimo toma conta,mais mesmo assim não quero desistir..Quero um avivamento,quero uma restituição..

    ResponderExcluir
  24. eu tambem estou enfrentando mais eu tenho certeza de que ele esta trabalhando e que no tempo certo ficara bem o gloriaaa

    ResponderExcluir
  25. Estou morando em uma kitinet e estou sem mobilia e minha filha começa sua s aulas dia 23 de fevereiro e está na casa da vó só posso traze-la quando a kitinet estiver mobília da estou pedindo a Deus mais passam os dias e Ele não responde.estou muito aflito

    ResponderExcluir
  26. Estou morando em uma kitinet e estou sem mobilia e minha filha começa sua s aulas dia 23 de fevereiro e está na casa da vó só posso traze-la quando a kitinet estiver mobília da estou pedindo a Deus mais passam os dias e Ele não responde.estou muito aflito

    ResponderExcluir
  27. As vezes deus me usa pra falar com alguém numa palavra, pregação ou louvor, porém fica em silêncio pra mim, confesso que as vezes choro por isso mas tenho a certeza e convicção de que ele está CMG...

    ResponderExcluir
  28. Senhor ainda está em silêncio a mim, mas creio na minha vitória em Cristo Jesus, e sei que apesar de as vezes achar que o pai esqueceu de mim, sei que jamais esquece os seus, e por isso amo Jesus e meu Salvador, e sei que vai me dar tudo que me prometeu, e vai livrar-me do mal' , para sua hora e glória.

    ResponderExcluir