terça-feira, 16 de junho de 2009

Nascer da Água e do Espírito - João 3:1-8



O Evangelho de João é atribuído ao próprio João que é conhecido como um dos mais íntimos discípulos de Jesus, e a quem ele confiou o cuidado de sua mãe no momento de sua morte (Jo. 19,27). É um dos últimos livros do Novo Testamento a ser escrito e surgiu na cidade de Éfeso. A data em que foi escrito é incerta, mas provavelmente foi escrito na última parte do primeiro século. João escreveu também as três epístolas que levam o seu nome, I João, II João, III João e o livro das Revelações (Apocalipse). Foi o único apóstolo de Jesus a morrer de morte natural, os outros morreram de mortes trágicas e horrendas.

Uma das características do Evangelho de João é revelar realmente quem é Jesus Cristo de uma forma muito profunda. É considerado por muitos como o livro mais teológico e espiritual da Bíblia.

João registra oito milagres de Cristo. Seis destes se encontram só neste Evangelho. A água transformada em vinho, 2:1-11; a cura do filho do funcionário do rei, 4:46-54; a cura do homem no tanque, 5:1-9; o cego de nascimento, 9:1-7; a ressurreição de Lázaro, 11; a segunda pesca milagrosa, 21:1-6.

Nicodemos era Fariseu, “um dos principais dos judeus” e foi à noite ter com Jesus. Ele fazia parte de uma seita religiosa muito conservadora. Nicodemos não era uma pessoa qualquer, mas um Líder no meio dos Judeus. Segundo a história era um homem rico, pois comprou 100 libras de mirra e aloés para juntamente com José de Arimatéia outro fariseu convertido, ungir o corpo de Jesus, preparando-o para o túmulo (João 19: 38-40).

No verso 2, Nicodemos se dirige a Jesus, o qual não se intimidou diante das palavras gentis. Mesmo sabendo que era um dos grandes de Israel, olhou de frente para aquele líder religioso, competente e conceituado e lhe fez uma exigência espiritual: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus”. (V. 5)

No verso 4, fica claro que Nicodemos não conseguiu entender as Palavra de Jesus mesmo sendo Líder em Israel e conhecedor da Palavra.

O novo nascimento é por meio da água e do Espírito!

O profeta Ezequiel sobre este assunto disse o seguinte: “Então espargirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Ezequiel 36: 25- 27).

Nascer da água é o mesmo que nascer da palavra: Jesus é o Verbo de Deus, ou seja, a Palavra encarnada (João 1: 14). Sobre este aspecto Paulo escreveu: “Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra...” (Efésios 5: 26) “Se alguém tem sede, vem a mim e beba” (João 7: 37). Jesus é a água que produz vida naqueles que são purificados por Ele, ou seja, naqueles que crêem.

Nascer do Espírito é o mesmo que nascer de Deus, visto que, Deus é Espírito e aqueles que d'Ele são nascidos recebem um novo espírito e um novo coração. Portanto, “...o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3: 6), e os que crêem recebem poder para serem feitos filhos de Deus!

Há uma ordem específica para se nascer de novo? Sim! Primeiro o homem nasce da água, depois do Espírito! Como?

Primeiro o homem precisa ser lavado pela Palavra de Deus para ser limpo (ser molhado por Deus com água limpa, aspergido). Quanto mais o homem se deixa ser lavado, mais acesso tem aos mistérios de Deus.

O homem só nasce do Espírito e tem acesso ao poder de Deus depois que ouve a Palavra da verdade, conforme Paulo escreveu a Tito: “... Ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração (àgua) e da renovação pelo Espírito Santo (Espírito)” (Tito 3: 5).

Os que de Deus são nascidos, são renovados pelo Espírito Eterno, recebendo um coração de carne em lugar do coração de pedra e um novo espírito Sl. 51: 10.

Se você ainda não experimentou deste novo nascimento, este é o teu dia, este é o teu momento. Se humilhe agora diante de Jesus, reconheça os seus pecados, se arrependa e procure uma Igreja Evangélica para confirmar sua decisão e para aprender com mais profundidade o plano de salvação para sua vida.

Deus abençoe com toda sorte de bençãos sua vida..!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 07/06/2009
Pr Lincoln Lózer

12 comentários:

  1. Desejo que toda sorte de benção seja derramada sobre as vossas vidas e o Senhor Jesus alargue os horizontes dessa Comunidade e vos dê visão de Águia!!!

    ResponderExcluir
  2. "Se você ainda não experimentou deste novo nascimento, este é o teu dia, este é o teu momento. Se humilhe agora diante de Jesus, reconheça os seus pecados, se arrependa e procure uma Igreja Evangélica para confirmar sua decisão e para aprender com mais profundidade o plano de salvação para sua vida."

    Poxa que frase apelativa hem

    Quando li só mim vem na mente o versículo Romanos 5:12 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram"

    Como você entende esse texto se é que voçe entende rsrsrsrsr ?

    seu texto entar em confronto com esse versículo por favor estude mais sobre essa falácia que voçe tanto prega .

    ResponderExcluir
  3. Primeiro ele aprende; depois pratica!

    ResponderExcluir
  4. Pr. Edgar; etre varios comentarios observado por mim foi o que mais me conveceu pois só Jesus é o verbo,ou a palavra encarnado e é preciso nascer primeiro da palavra, ou seja; ouvir ou ser locomovido pela ou atraves da palavra para então ser envolvido em Dues ou no Espírito . cp.5:24 isto é nascer de novo!!

    ResponderExcluir
  5. gostei do comentario,reflexao do assunto nascer da agua e do espirito pois o batisno nas aguas nao perdoa pecados.ja ouvi muitos comentarios referente ao assunto nas esse foi o que mais me convenseu com certeza jesua e a agua que lava os pecados e nao o batismo nas aguas

    ResponderExcluir
  6. Amados graça e paz
    Como é bom diante de Deus quando pela Sua graça vemos outros irmãos tendo o mesmo entendimento de uma questão bíblica tão espiritual como esta! A primeira vez que li e meditei sobre este capítulo 3 de João tive o mesmo entendimento e é o que tenho ensinado: que o nascer da água é pela Palavra de Deus (que nos é ministrada) e pelo Espírito é a obra que Ele faz atraves de Sua Palavra! Quanta besteira tenho ouvido explicando a água como sendo o líquido aminiótico ou o batismo, pois sabemos que o batismo não é condição para salvação (pois é uma confissão de quem já é salvo) e o próprio "bom" ladrão morreu sem poder se batizar, e morreu salvo!
    Que o nosso Deus através de Seu Espírito continue lhes abençoando com toda a sorte de bençãos!!!! Graça e paz!!

    ResponderExcluir
  7. Ao ouvir a palavra, nossa mente é liberta e passamos a ter uma mente curada, quando a mente copreende a palavra o coração é transformado.
    Por isso a pegunta como creram se não há quem pregue, como crerão se nada ouvirão. A luz só pode ser acesa dentro da mente humana quando alguém a acende, ligando o interruputor premite se que a energia chegue ate a lampada ai sim este cumpre o seu proposito que é fornecer o brilho, espantando assim as trevas. Deus Abençõe a todos

    ResponderExcluir
  8. achei d+ essa explicação parabéns

    ResponderExcluir
  9. nasce dinovo foi amelhor experiencia aconteceu na minha vida

    ResponderExcluir
  10. gostei muito da esplicação, bem interpretada!
    Que Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir
  11. perfeito esse entendimento. Tenho ouvido várias pregação sobre esse assunto. apenas esse entendimento me convenceu. obrigado.

    ResponderExcluir