terça-feira, 16 de junho de 2009

Vinho Novo em Odres Novos – Mateus 9:17



Mateus que tinha por sobrenome Levi, era um coletor de impostos (publicano) judeu, trabalhava para o governo romano. Por colaborar com os romanos, que eram odiados pelos judeus como dominadores estrangeiros, Mateus, como todos os publicanos, eram desprezados por seus compatriotas. Apesar disso, Mateus reagiu positivamente à chamada singela que Cristo lhe fizera para seguí-lo. Mateus apresenta Jesus como o cumprimento da esperança profética de Israel. Ele cumpre as profecias do Antigo Testamento, a saber:

• O modo como Jesus nasceu;
• O lugar do seu nascimento;
• O seu regresso do Egito;
• Sua residência em Nazaré;
• O território principal do seu ministério público;
• O seu ministério de cura;
• Os seus ensinos por parábolas;
• A sua entrada principal em Jerusalém;
• A sua prisão;


O Evangelho de Mateus é o único onde podemos encontrar por duas vezes a palavra “igreja”. Nestes dois lugares são palavras de Cristo, mostrando que Ele tinha uma idéia definida da igreja como instituição futura. O propósito do fato de que estas duas expressões do Senhor fazem parte de Mateus pode indicar que este evangelho foi escrito para uma igreja nova e em luta, com necessidade de estímulo e disciplina. A tradição afirma que Mateus pregou na Palestina por doze anos, depois da ressurreição de Cristo, e que depois foi pregar em outras terras, mas quanto a isso não há certeza.

Quando Jesus proferiu as palavras do verso 17, Ele estava fazendo menção ao fato de que as coisas novas, referente ao Reino, que estava ensinando aos judeus não poderiam ser armazenadas nos velhos costumes deles. Os judeus eram extremamente religiosos, e Jesus veio para quebrar paradigmas, costumes, tradições e trazer um novo tempo, um tempo em que uma nova unção repousaria sobre a sua igreja. Deus quer nos levar a um novo nível de glória, e em um novo nível de glória não se pode ficar com velhas estruturas.

Vejamos a partir de agora o que são odres, e porque que o vinho novo só pode ser armazenado em odres novos. Odres são peles (de porco, carneiro ou outro animal) confeccionadas na forma de um saco para reter líquidos. No entanto os odres quando novos eram flexíveis e macios, mas quando envelheciam perdiam a elasticidade e a capacidade de expandir. Ainda hoje é usado de diferentes maneiras em diversas regiões do mundo.

Quando, na antiguidade, se fazia vinho, era comum colocar o suco de uva em odres novos, porque estariam livre de toda matéria residual fermentadora. Mas, se o vinho novo fosse colocado em odres velhos, o vinho novo começaria mais facilmente a fermentar por causa dos resíduos fermentadores existentes nos odres. À medida em que o suco fermentava, liberava gás que, por não ter por onde escapar, ia enchendo o odre que, com a pressão, se rompia perdendo tanto o vinho quanto o odre.

Vinho novo fala de unção nova. Deus tem um vinho novo para derramar sobre a igreja do tempo do fim. E a condição para que esse vinho novo seja derramado é que os odres, que são os nossos corações, sejam primeiramente renovados. Este é o tempo, esta é a hora de transformação, de renovação de vida, de avivamento, para que o vinho novo nos seja acrescentado. O que Deus tem pra fazer com você é inédito, é algo novo, e grande, o Senhor vai te surpreender.

Nada irá impedir que o vinho novo seja derramado sobre a sua vida. Se abra para o novo de Deus, vinho novo deve ser posto em odres novos, não de uma vez por todas, mas repetidamente e periodicamente, mas para isso é necessário atualização constante, renovação radical dos odres. O mundo não se interessa mais por odres velhos, uma igreja que não vive um evangelho vivo, que não faz a diferença não desperta o interesse do mundo.

Que o seu odre a cada dia seja renovado, e que o vinho novo seja derramado sobre ti até transbordar!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 04/06/2009
Pr Diogo Lózer

Um comentário: