terça-feira, 2 de junho de 2009

Imposição de Mãos – II Timóteo 1:6



Poucas vezes se ouve em nossos dias estudos ou mensagens sobre o tema “imposição de mãos”, mas ele é um dos rudimentos da fé cristã. Ao que parece, a igreja primitiva incluía esse assunto em seu discipulado básico. Esta era uma das coisas que um novo crente aprendia logo, na teoria e na prática. O que seria isso? A imposição de mãos é o ato de colocar as mãos sobre alguém ou alguma coisa com a intenção de transferir uma verdade espiritual. Há gestos físicos que têm grande significado espiritual. Quando nos curvamos ou prostramos, por exemplo, estamos nos submetendo a alguém. Por isso a Palavra fala para não o fazermos diante de ídolos, pois isso seria uma infidelidade para com Deus. É nesse sentido que a imposição de mãos se torna uma prática poderosa. Segundo o ensino bíblico, as mãos representam a extensão da própria pessoa e, colocadas sobre alguém, tem o poder da transferência ou da impartição. Isso quer dizer que quando alguém impõe as mãos sobre outra pessoa com um objetivo espiritual, estará de fato lhe transmitindo algo.

Quando Jesus foi manifestado na carne, trouxe consigo os sinais do Reino de Deus. Os milagres foram apresentados como evidências de que Jesus era o Messias e estes milagres quase sempre eram operados através da imposição de mãos. É interessante notar que, além de estar abençoando pessoas, Jesus estava formando discípulos. Cada ministração sua era uma “aula prática” de como operar o poder de Deus. Por isto, os apóstolos depois de sua partida continuaram praticando e ensinando a imposição de mãos como algo eficaz de se transmitir benção.

Na realidade, há um princípio espiritual que é liberado quando em fé impomos as mãos sobre alguém. Essa verdade é tão forte, que satanás procura imitá-la para o implemento do mal. Nos terreiros, nos rituais de feitiçarias e mesmo nas práticas de Nova Era há uma ênfase forte no assunto. Como sempre, os demônios tomam verdades de Deus e as distorcem, com o fim de enganar e prejudicar as pessoas. Concluímos então que, pelo fato de haver um poder de transferência quando mãos são impostas com motivações místicas ou espirituais, não podemos permitir que servos do diabo ou pessoas mal intencionadas coloquem as mãos sobre nós. Por outro lado, quando nós, servos de Deus nascidos de novo, impomos as mãos sobre alguém (ou sobre algo), temos o poder de liberar as virtudes do Senhor sobre o objeto da nossa ministração. É como se as nossas mãos fossem a extensão das poderosas e bondosas mãos de Deus.

Vejamos agora alguns objetivos da imposição de mãos:

Transferindo a benção – O sentido mais básico do uso da imposição de mãos é o de se transferir a benção de Deus, seja de uma forma geral ou específica. Jesus o fazia para abençoar as crianças. Desde o Antigo Testamento vemos esta prática. Os patriarcas a usaram. Em Deuteronômio 28:8 diz que o Senhor mandará que a benção esteja nos nossos celeiros, e em tudo que pusermos a nossa mão.

Curando os enfermos – Outro objetivo da imposição de mãos é a cura de enfermos pelo poder de Deus. Jesus o fez, como já vimos anteriormente e os apóstolos também. Aliás o Mestre determinou: “Estes sinais seguirão os que crêem: Em meu nome, expulsarão demônios, falarão novas línguas... se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados” (Mc 16:17).

Ministrando o Batismo no Espírito – O Batismo no Espírito Santo pode acontecer espontaneamente, como foi o caso de Pentecostes e que estavam na casa de Cornélio, sem intervenção humana. Mas na maioria das vezes acontecerá através da ministração com imposição de mãos.

Delegando autoridade e separando ministérios – Outro aspecto da imposição de mãos é a ordenação de ministros para a obra de Deus e a delegação de autoridade espiritual. Este é talvez o sentido mais comprometedor, pois através da imposição de mãos pessoas recebem autoridade e se não estiverem prontas para isso, causarão prejuízos no Reino de Deus. É importante notar que isso sempre é feito por autoridades constituídas e não pelos crentes em geral.

Podemos chegar a conclusão de que há um tremendo poder quando, em fé, colocamos nossas mãos sobre alguém. Porém, devemos buscar fazer isso considerando os princípios da palavra e aquilo que o Espírito revela aos nossos corações.

Deus te guarde sempre!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 28/05/2009
Pr Diogo Lózer

Um comentário: