terça-feira, 9 de junho de 2009

Pedro Nega a Jesus – Lucas 22:54-62



Antes de Jesus ser condenado e crucificado, passou por seis julgamentos. Três diante dos judeus e outros três diante das autoridades romanas. O primeiro julgamento foi diante de Anás, o antigo Sumo Sacerdote. Em seguida Jesus foi levado para a casa de Caifás, o Sumo Sacerdote Oficial naquela época (Mt. 26:57).

Foi durante o segundo julgamento de Jesus diante dos judeus, na casa do Sumo Sacerdote Caifás que Pedro negou a Jesus três vezes.

Mas, como isso aconteceu?

1º - Pedro não levou a sério as advertências de Jesus: Em Lucas 22: 31-34 Jesus revela a Pedro a fúria de Satanás contra a sua vida e o deixa ciente de Sua proteção. Pedro promete em seguida aquilo que não estava preparado para cumprir: Ir com Jesus até a morte. No verso 34, Jesus afirma que Pedro o negaria por três vezes antes que o galo cantasse.

2 – Pedro não vigiou e orou conforme Jesus o havia instruído no Getsêmani. Em Lucas 22: 39-46 Jesus leva os Seus discípulos ao jardim, local onde sempre se reuniam para orar, mas agora, nesta ocasião, Jesus estava aflito e angustiado até a morte e ordenou no v. 40: “Orai e vigiai, para que não entreis em tentação” e se afastou para orar. Quando Jesus retornou os achou dormindo de tristeza. Pedro não se preparou, pois não entendeu as Palavras de Jesus, por isso estava totalmente despreparado para os ataques de Satanás.

3 – No verso 54 a Palavra nos diz que Jesus depois que foi preso deixou o jardim e “Pedro o seguia de longe”. Esse foi o passo seguinte para sua derrota. Seguir Jesus de longe é um dos passos para a derrota, para o fracasso, para a ruína.

> Pedro negou a Jesus para uma das servas do Sumo Sacerdote
> Negou novamente para outro servo
> E pela terceira vez negou a Jesus a um parente de Malco, aquele pelo qual o próprio Pedro havia cortado a orelha ainda no jardim.

No verso 60 o galo cantou e, em seguida, Jesus sendo levado para o próximo julgamento voltou-se para Pedro e o fitou. O olhar de Jesus para Pedro quebrantou o seu coração, ele lembrou-se das suas Palavras e saindo dali chorou amargamente em arrependimento.

Salmo 51:17 nos diz: “Coração compungido e contrito, não o desprezarás ó Deus”.

Quando se arrependeu Pedro foi restaurado. Na manhã da ressurreição o anjo enviou uma palavra especial de ânimo para Pedro (Mc. 16:7) e no mesmo dia o próprio Jesus apareceu a ele (Lc. 24:34).

Em algum momento de nossa caminhada todos nós já ouvimos o cantar do galo, por alguma falha que cometemos. Muitos estão nas igrejas evangélicas, mas ainda como Pedro não assumiram a sua identidade com Jesus. Negam-no com o testemunho de quem ainda não nasceu da água e do espírito diante das pessoas.

Quem sabe agora neste momento você está se sentindo justamente como Pedro naquele momento depois de ter negado o Mestre. O cantar do galo tem uma conotação espiritual de derrota, de infidelidade, de uma vida de aparência, mas esse não é o desejo de Deus para você meu querido(a). Certamente não é o fim da linha pra você!

A última Palavra é do Senhor Jesus Cristo!
Levante-se e erga a sua cabeça!
Deus tem vitórias pra você!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 02/06/2009
Pr Lincoln Lózer

2 comentários:

  1. Palavra abençoada e que nos faz buscar mais o senhor em quanto se pode achar.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa mensagem, com certeza instrui quem a lê.

    ResponderExcluir