quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entrando pela Porta Formosa – Atos 3: 1-11


Eram três horas da tarde. Pedro e João subiam ao Templo para a oração. Enquanto eles iam, era levado também um coxo de nascença que diariamente era posto junto a Porta Formosa do Templo para pedir esmolas aos que entravam.

A Porta Formosa era assim chamada pelos seus ricos adornos, dava do átrio dos gentios para o átrio das mulheres, em frente do pórtico de Salomão (v. 11), que rodeava a zona do templo do lado Leste. Media 25m de altura por 21m de largura e era necessário o trabalho de vinte homens para abrí-la e fechá-la. Era de metal, toda coberta de ouro e prata.

Vendo ele Pedro e João implorava, segundo o verso três, que lhe dessem uma esmola. Então Pedro olhando-o juntamente com João disse: “Olha para nós” e ele atentamente os olhava esperando receber alguma coisa. Na verdade aquele coxo ao olhar para os dois discípulos não os viu, mas o Espírito Santo que estava poderosamente na vida deles. Posso conjecturar que naquele momento aquele homem depois de muitos anos de sofrimento começou a sentir que algo muito forte estava acontecendo que poderia alterar de uma vez por todas aquela situação de miséria e humilhação que se encontrava. Durante todo o tempo em que esteve junto a porta de entrada do templo muitos passaram por ele, homens importantes, governadores, sacerdotes, escribas, fariseus e etc, mas quando dois simples homens passaram carregados pelo Espírito Santo um grande milagre aconteceu.

O que aquele homem mais precisava não era de prata e ouro, por que isso era até possível para Pedro e João providenciarem e esmolar ao pobre coitado, mas o que precisava nem mesmo ele sabia, talvez por não conseguir mais visualizar sua vitória, por isso estava alí à Porta do Templo, esperando o tempo passar.

Quando Pedro no verso seis olha mais uma vez para ele e afirma: “Não tenho nem prata nem ouro”, quem sabe no momento olhou para a Porta Formosa que era revestida de prata e ouro e a utilizou como ilustração e a contrastou com a vida de miséria daquele homem que pedia esmolas ao lado de uma fortuna. Mas o que na verdade queria dizer era que o que o Espírito Santo estava disposto a ir muitos mais além do que aquilo que ele queria receber. Então Pedro finaliza: “... mas o que tenho isso te dou: em Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” Imediatamente depois da Palavra de ordem, os pés e tornozelos daquele homem se firmaram e de um salto se pôs de pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.

Há muitos coxos em nossas Igrejas nestes últimos dias. Eles ficam junto a Porta Formosa, do lado de fora da Igreja, vivendo uma vida de miséria, já se acostumaram às derrotas. Não querem compromisso, não querem buscar ao Senhor, alguns até já experimentaram o poder de Deus, mas preferem deixar o tempo passar e continuar vivendo de esmolas. E quem vive de esmolas vive pecando constantemente. Não vivem a vida que Deus preparou para eles.

Deus nestes últimos dias está interessado em atrair os coxos que se encontram junto a Porta Formosa do Templo. Mas quem sabe você pode estar dizendo: Mas Pastor, eu estou dentro, já passei pela porta. Muitos passam apenas fisicamente, mas espiritualmente estão travados, continuam do lado de fora e preferem continuar assim do que reagir, se levantar do sono profundo e viver o novo de Deus para as suas vidas entrando pela Porta Formosa do Templo.

A situação de muitos que estão na Igreja vai mudar...

O tempo está chegando!

Ou assumi ou retorna pra o mundo! Ou entra ou sai!

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na pratica da justiça, e o santo continue a santificar-se.” (Apoc. 22:11)

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências”. (Romanos 13: 11-14)

Ficar junto a Porta Formosa do Templo mais nunca!

Mensagem pregada na Shekináh na noite do dia 13/09/2009
Pr Lincoln Lózer

29 comentários:

  1. muito boa a hermeneutica usada neste texto.
    parabens!

    ResponderExcluir
  2. tenho aprendido muito!
    Deus abençõe cada vez mais seu ministerio!

    ResponderExcluir
  3. aprendi muito mais me dize o nome do coxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nome do Coxo segundo a Historia era DEMETRIUS e tinha aproximadamente 40 anos na epoca de Atos 03.

      Excluir
  4. Deus é fiel e não faz acepção de pessoas!

    ResponderExcluir
  5. A bíblia não menciona o nome do coxo. apenas que ele era coxo de nascença.

    ResponderExcluir
  6. Deus fala com os seus!
    Muitas vezes, podemos até achar que o coxo da porta não tinha nome; mas estamos enganados tem nome sim. É o nosso nome quando ficamos alheios, isto é, vamos à igreja mas até parece que não fomos, pois não ouvimos e não aprendemos nada, aí a Palavra é para outro e não para nós.
    Parabens Amado no Senhor, que Deus continue a abençoá-lo.

    ResponderExcluir
  7. cm_claudiomarcio@hotmail.com3 de agosto de 2010 às 05:15

    tem a hora certa para ajudar quem ta no chao presizando , mais se acostuma essa pessoa a fica desse jeito sempre alguem colocando ela como coitadinha ela numca vai toma jeito e querer se levanta da vida que ta vivendo , lembra o paralitico do tanque jesus falou queres se curado era so responde sim ou não 38 anos sendo carregado ,comendo de graça , roupa lavada ,ele deve te pensado se eu fala que quero ele vai manda me levanta ai vou te quer assumir responsabilidade trabalhar por enquanto tem alguem carregando sempre vai ter um deitao , pais com filhos barbados em casa acorda 12;00 dia toma nescau eo pai nao manda se levanta pra caça um emprego , crentes na igreja cheios de saude so querem fica vivendo de cesta basica da igreja mais nao caça um trabalho ai ficam igual ao coxo eo paralitico pedindo e sendo carregado pelo outro temos que fala levanta e anda em nome de jesus.

    ResponderExcluir
  8. Jesus disse, a mesa esta posta sirva se a vontade benditos de meu pai. Mas muitos, ainda estão timidos,outros estão acostumados a viver das migalhas, e outros preferem simplesmente ficar na porta só observando, Mas eu te digo tome posse do que é seu voce não é filho bastardo voce pe filho legitimo JESUS escreveu seu nome no livro da vida voce esta registrado e carimbado

    ResponderExcluir
  9. e uma bençao esta menagen.

    ResponderExcluir
  10. e mesmo uma realidade dentro das igrejas...
    vamos marcha e atentar,pois jesus esta voltando..

    ResponderExcluir
  11. MUITO ESCLARESEDORA ESTA MENSAGEM ,DEUS CONTINUI TE ABENÇÕANDO

    ResponderExcluir
  12. segundo historiadores este homem tinha
    sim uma identidade.....
    relata se que era um homem de aproximadamente
    40 anos de idade e era conhecido das
    pessoas que frequentavam o templo e
    era chamado de Demétrio.
    Apenas para auxilar os queridos irmaos.
    Que Deus possa coroar de exitos vossos
    caminhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A doce paz do Senhor querido irmao tiao.
      tambem sou servo do senhor,estou grato por esta rica afirmacao,mas para completar minha mensagem gostaria de lhe perguntar;qual a base biblica em que posso encontrar estas informacoes de que o nome do coxo e demetrio,e que ele estava 40 anos.
      Sendo que naquela epoca coxo,paralitico nao tinha nomes antes dos 6 anos de idade porque pelos judeus eran conciderados malditos?
      fica na paz.

      Excluir
    2. independente da idade, nome, o principal foi o milagre efetuado por Deus na vida daquele coxo.
      imagina os pés e artelhos se firmando, que cena linda! glorias a Deus

      Excluir
  13. A paz do senhor jesus.linda mensagem sobre o coxo da porta formosa um grande contrates no dia de hoje em nossas igrejas pessoas que ate encontram a " porta formosa" mas nao querem abandonar a vida de escravidao que estao vivendo ,antes ja se acostumaram em pedir esmolas ou viver de esmolas ,sobre o nome desse homem nao sabemos,mas uma coisa é certa que seu estilo vida ja tinha lhe declarado de como sua vida seria ou seja sua situaçao falava mais alto que o nome que seus pais lhe deram ,mas uma verdade é certa que entremos pela porta formosa tanto material como a espiritual.
    que Deus abençoe pastor e visite meu blog tammbem. http://pastorwillian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. pastor ROGERIO EUCLIDES19 de junho de 2011 às 12:00

    precisei de tirar uma duvida e consegui com estudo feito aqui com vcs que Deuus continue abençoando vcs

    ResponderExcluir
  15. atos 36. uma ordem:...levanta e anda e o paralítico NÃO levantou e nem andou
    Vs7 e tomando-o pela mão direita o levantou... Pedro provocou um milagre na vida do coxo foi ousado, as vezes não basta verbalizar, mais AGIR, TOMAR UMA ATITUDE DE FÉ, SER OUSADO PROVOCAR O MILAGRE, PAZ...

    ResponderExcluir
  16. Muito bom sentir a presença de DEUS em nosso coração, certamente o coxo não ganhou prata e nem ouro ,mais ganhou a genuinidade de andar e ter uma vida saudalve e normal.

    ResponderExcluir
  17. eu sou um presbitero e gosto muito de ler a biblia

    ResponderExcluir
  18. Amém,que mensagem abençoada!mais temos que lembrar que o coxo quando curado ele entrou no templo para orar e agradecer ao todo poderoso.

    ResponderExcluir
  19. linda mensagem pastor...... era tudo que precisava ouvir sobre o coxo...

    ResponderExcluir
  20. AMEI ESSA MENSAGEM Varâo!!!! è isso irmâo qu Deus continue t usando poderosamente Amèm!

    ResponderExcluir
  21. parabens pastor esta mensagem é muito rico em conhecimento descobri o que estava encoberto
    e fiquei maravilhado porque tenho uma nova mensagem
    para levar na minha igreja

    ResponderExcluir
  22. este capitulo 3 de atos é ótimo e traz uma riqueza muito grande para o nosso conhecimento eu fico feliz em saber que DEUS esta abençoando vidas em estudo e aplicação a igreja eu também precisava de alguns esclarecimentos dentro deste estudo e encontrei obrigado que DEUS ABENÇOE A TODOS

    ResponderExcluir
  23. olha irmão,sem querer contraria-lo,estudos mostram que naquela porta só entravam pessoas comuns e não governadores e homens de grande importância p/ sociedade.Pedro e joão não eram importantes perante a sociedade,pois pregavam sobre Jesus e maioria não se importava com Jesus,pois tinham matado ele na cruz,nós como conhecedores sabemos q/ sim eles eram muito importante a mas a sociedade não!

    ResponderExcluir
  24. Palavra edificadora continue postando mais pregações!

    ResponderExcluir